segunda-feira, 26 de abril de 2010

Yogurt? Não, o nome é Orkut




O Orkut é o site de relacionamentos que mais se popularizou no Brasil nos últimos anos. Começou a ser desenvolvido por Orkut Buyukkokten em 2001, quando ainda estava na Universidade de Stanford e era funcionário do Google.


Foi adquirido e lançado pela empresa norte-americana em janeiro de 2004 e passou a ganhar adeptos brasileiros a partir de fevereiro do mesmo ano.


Possui todas as características existentes em um site de redes sociais. Tais como: perfil social, comunidades, comentários, fotos, etc. No início, poderiam participar do Orkut apenas as pessoas que recebessem convites de outras pessoas já cadastradas no sistema. Depois, com o aumento dos usuários, passou a ser aberto a todo o público.


O Orkut funciona basicamente através de perfis e comunidades. As pessoas criam os perfis e montam as comunidades, onde se juntam grupos para debaterem algum tipo específico de assunto em tópicos, relevantes ou não. Há também uma rede de amizades, onde as pessoas conectam-se umas às outras.


Números de 2008 mostram 51,16% como sendo a quantidade de usuários do Orkut no Brasil. Algo em torno de 20 milhões de pessoas. Esse número chegou a ser de 78%. Mas tem caído consideravelmente, chegando a dividir espaço para o Twitter, onde falaremos mais adiante.


A partir de 2007, o Orkut passou a inovar, incorporando em sua plataforma, algumas ferramentas que permitiam aos usuários outras formas de interação. Seu layout também passou por mudanças em 2009, para tentar manter seu público fiel, uma vez que tem perdido espaço para outros sites de redes sociais.

Abaixo, um pequeno vídeo de como usar o "novo Orkut" que passou a ser instalado em 2009 e também necessitava do envio de convites para participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário