terça-feira, 27 de abril de 2010

Fotografando no Fotolog

Atire a primeira pedra a pessoa que não gosta de tirar foto, ou até mesmo, ser fotografada. Hoje em dia é raro. Com a popularização das máquinas fotográficas digitais, então, essa tendência tem aumentado cada vez mais. Até mesmo celulares são capazes de tirar fotografias com excelentes qualidades.


Junto com essa revolução nas máquinas fotográficas, veio o Fotolog. Mas, o que é o fotolog? Como o próprio nome sugere, ele é uma mistura de foto e blog. Ou seja, é possível postar fotos, e nelas serem feitos comentários a respeito.


Seria uma espécie de diário - como eram os Blogs no início -, só que com fotos. Tal qual como o diário eletrônico, em que as pessoas podem comentar a respeito do tema, no Fotolog isso também é permitido. Há, portanto, uma interação entre o autor das fotos, e quem as vê.


O Fotolog foi criado em 2002 por Scott Heiferman e Adam Seifer. No início contava com apenas 200 usuários. Entre os anos de 2003 e 2004 ganhou grandes proporções no Brasil. Chegou a estar em primeiro lugar como o mais acessado entre os usuários brasileiros.


De acordo com o ranking do próprio sistema do Fotolog, atualmente ocupa a terceira colocação no Brasil. Dados do IBOPE/Net Ratings apontam 3,94 milhões de usuários de sites de fotografias no Brasil (o Fotolog era o mais acessado) e desses, mais de 50% possuíam menos de 24 anos de idade, isso em 2007. Em 2008 a pesquisa apontava o Fotolog como o oitavo site mais acessado nos computadores brasileiros.


O "corpo" do Fotolog é simples. Cada usuário possui um endereço privado, como por exemplo http://www.fotolog.com/nome. Nesse endereço são mostradas as seis últimas fotos que publicou, tendo destaque para a mais recente. Também é possível escolher outros Fotolog "amigos", como indicação de visitação. Esses links também mostrarão as fotos mais recentes.


São basicamente duas formas de se publicar fotos no Fotolog. Através do Fotolog gratuito, ou gold camera. No gratuito, o usuário só pode publicar uma foto por dia e é permitido apenas 20 comentários por foto. No gold, são seis fotos diárias e até 200 comentários. Além de poderem fazer uma maior personificação no layout e ter mais tempo de edição das fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário