quarta-feira, 28 de abril de 2010

Um novo mundo chamado Twitter




Pensamentos rápidos. Basicamente em 140 carácteres. Essa é a fórmula do Twitter, a febre que se espalhou pelo mundo entre anônimos e famosos. É chamado de sistema de microblog, justamente pelo curto espaço que tem para cada postagem, os chamados tweets.


O Twitter é estrutrado por seguidores e seguidos. Teoricamente, quanto mais seguidor a pessoa tiver, mais popular ela será no Twitter. Uma grande função nesse sistema também, é a troca de links, como fontes de informação. Links de sites com notícias relevantes, por exemplo. Mas a ferramenta iniciou com a ideia dos usuários dizerem o que estariam fazendo naquele exato momento, em frases curtas. Tal qual como eram os Blogs no início, daí o porquê de serem chamados de microblogs.


Nem todos os autores consideram o Twitter como um site de rede social, mesmo assim, há troca de mensagens entre os usuários, podendo ser abertas ou não. Para enviar uma mensagem direta, é necessário que a pessoa a receber, siga a que enviará. Cada perfil pode ser personalizado, com fotos ao fundo, da maneira que a pessoa escolher. É muito usado por jornalistas e pessoas ligadas à área de comunicação.


Entre os jornalistas, o Twitter pode ser usado de diversas formas. Entre elas, para divulgar alguma notícia em primeira mão, ou conseguir um acesso mais rápido a suas fontes.


Os principais assuntos discutidos durante o dia, ou na semana, certamente irão parar no Trending Topics. São as palavras mais escritas pelos usuários nas últimas horas.


O Twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Williams como um projeto da empresa Odeo. Inicialmente era cadastrado apenas a telefones celulares, como mensagens de SMS. Por isso o número reduzido de caractéres.


Abaixo, um pequeno vídeo, passo a passo, sobre como usar o Twitter, simples e fácil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário