sexta-feira, 9 de abril de 2010

Conhecendo o mundo dos Blogs

Não tem como negar, os blogs já são uma sensação na internet há muito tempo. Em dezembro de 2007, foram registrados mais de 112 milhões de blogs no mundo. Número esse que já deve ter sido superado facilmente.


Os blogs são caracterizados por adquirirem textos curtos, em ordem cronológica, de vários temas - ou focados em um tema específico - e que nem sempre são escritos por jornalistas.


No começo, tinham basicamente a função de "diário eletrônico", com o aspecto muito pessoal. Mas com o tempo foi se desenvolvendo, e hoje existem os mais conceituados blogs, com diversos temas relevantes.

O termo "weblog" foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997. A abreviação "blog", por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999. Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou "blog" tanto como substantivo quanto verbo ("to blog" ou "blogar", significando "editar ou postar em um weblog"), aplicando a palavra "blogger" em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.


A primeira jornalista a ter um blog no Brasil foi Cora Rónai. Criado em 2001, o blog InternETC é atualizado diariamente. Atualmente, é muito comum vermos jornalistas e até mesmo estudantes de jornalismo com seus blogs, escrevendo sobre diversos assuntos.


Os comentários permitidos nas postagens (textos dos blogs), é uma forma a mais de interação com o leitor. Há também inúmeras ferramentas que podem ser colocadas, como enquetes, por exemplo. Dois sistemas são os mais famosos em contrução de blogs. O Blogger e o Wordpress. Neles, o usuário cria uma conta e, a partir dela, pode começar a "blogar" e ser visto no mundo da internet. No entanto, muitos países reprimem os blogs e os chamados "blogueiros", pois a censura nesses meios de comunicação acaba sendo ainda maior que nos meios convencionais.


Abaixo, segue um vídeo básico, para iniciantes, de como criar um Blog. O sistema é válido para o Blogger. Fácil, simples, sem complicação.




Fonte: MONTARDO, Sandra; RECUERO, Raquel e AMARAL, Adriana - Blogs.com, Estudo sobre Blogs e Comunicação, Momento Editorial, São Paulo, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário