sábado, 24 de abril de 2010

Introdução às redes sociais

Para começar a explicação sobre redes sociais, começarei usando dois exemplos, que apesar de serem diferentes, refletem bem a questão do uso da internet como fonte de informação.


Em 2008 o mundo pôde acompanhar, pela internet, a campanha presidencial de Barack Obama e John McCain à presidência dos Estados Unidos. O vídeo com a frase "Yes, we can", dita por Obama ainda no início da campanha, circulou o mundo e rapidamente se propagou pelo YouTube.


Ainda em 2008, o estado brasileiro de Santa Catarina sofreu um dos piores desastres naturais de sua história, com fortes chuvas, provando mortes, deslizamentos e enchentes. Milhares de pessoas trocaram informações e até souberam como fazer doações, devido à notícias publicadas em Blogs, Twitter, etc.


Os dois exemplos, tirados do livro "Redes Sociais na Internet"(RECUELO, Raquel, Ed. Sulina, 2009), representam aquilo que está mudando profundamente as formas de organização, identidade, conversação e mobilização social: o advento da Comunicação Mediada pelo Computador.


Mais do que permitir os indivíduos se comunicarem, essa comunicação ampliou a capacidade de conexão, possibilitando que redes fossem criadas e expressas nesses espaços. São as chamadas redes sociais mediadas pelo computador. E essas redes não conectam apenas computadores, mas também pessoas.


Ainda de acordo com o livro "Redes Sociais na Internet", uma rede social é definida por dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos, nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais). Uma rede social, assim, é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas pelos próprios atores. A abordagem da rede, tem assim, seu foco na estrutura social, onde não é possível isolar seus atores sociais, nem suas conexões.


Os atores sociais podem ser compostos por webblog, fotolog, twitter, ou até mesmo um perfil de Orkut. E as possibilidades de fazer parte de uma rede social, não param por aí. Existem inúmeros sites de redes sociais na internet. De cara, logo lembramos de Orkut, Facebook, etc. Estes não são os únicos.


Todos esses sites se caracterizam pela criação de um perfil, ou página pessoal; interação em comentários e uma exposição pública da rede social de cada ator/pessoa. A grande diferença de sites de redes sociais e outras formas de comunicação mediadas pelo computador é o modo como permitem a visibilidade e a articulação das redes sociais e a manutenção dos laços sociais estabelecidos nos espaços offline.


Nas próximas postagens, vocês conhecerão os principais sites de redes sociais da internet! Vale a pena ver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário